sábado, 20 de outubro de 2007

Eleições na Polónia: Populismo Kaczynski à Prova

O estilo populista dos gémeos Kaczynski tem dado que falar nos últimos meses. E o primeiro-ministro e o presidente polacos não têm dado sinais de quererem abrandar. Veremos qual será a avaliação que os polacos lhes reservam nas eleições legislativas de hoje.

Com o recente alargamento da UE, uma série de novas realidades políticas impuseram-se ao cenário pleno de democracias consolidadas da Europa dos 15. Mas a ascensão do ultra-conservadorismo encabeçado pelos irmãos Kaczynski na Polónia não é apenas um caso de fraca consolidação democrática.

A sua ascensão surge como fenómeno populista cujos restantes Estados-membros, sobretudo os novos, poderão não estar imunes. Tentam incorporar um sentimento de identificação da nação, apelando a valores conservadores num país maltratado pela história, aproveitando-se de um eleitorado em processo de adaptação a uma Polónia moderna, ainda em mutação, recém-integrada na UE e procurando o seu lugar na cena internacional.

O Corrier Internacional desta semana trás um dossier interessante sobre o fenómeno Kaczynski na Polónia. Não é brutal, mas vale a pena.

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que vão ganhar. Apesar de tudo, esta espécie de irmãos Dalton colocou a Polónia no mapa