sábado, 20 de outubro de 2007

O Tratado de Lisboa e a ginástica que se segue…

Depois da Estratégia de Lisboa, a capital portuguesa consegue agora dar o seu nome ao novo tratado europeu. Lisboa está de parabéns. Quanto à Europa, veremos… O jogo da ratificação só agora começa.

Os últimos pontos e vírgulas parecem estar alinhados para que, a 13 de Dezembro, o texto acordado possa ser aprovado pelos chefes de Estado e de governo. Mas calma. A Murganheira pode já ter sido aberta. Mas guardem umas garrafitas para o que aí vem.

Veremos agora como se processará a discussão política em torno dos modelos de ratificação. Como refere Pedro Magalhães, a maioria do eleitorado das democracias industrializadas é favorável a formas de democracia participativa, nomeadamente ao instituto do referendo. Acrescente-se ainda que uma sondagem publicada no Thomson Financial demonstra que a maioria dos alemães, britânicos, italianos, espanhóis e franceses são favoráveis a um referendo ao tratado Europeu.

O próximo ano promete já fortes sessões de ginástica política dos líderes europeus com vista a fugir aos temidos referendos. Vai valer a pena acompanhar.

Sem comentários: