domingo, 21 de outubro de 2007

Liberais infligem derrota a Kaczynskis

Embora as sondagens já dessem vantagem aos liberais, a vitória parece revelar-se acima das expectativas. Boas notícias, portanto. O populismo foi vencido na Polónia. Esperemos que o rumo político mude significativamente.

O reinado dos gémeos Kaczynski parece ter sofrido uma importante derrota. Nas legislativas antecipadas de hoje, domingo, o Partido Direito e Justiça não deverá ter ido além dos 31%, segundo as previsões. Os Liberais obtiveram, por seu turno, cerca de 44 % dos votos.

Apenas três dias depois de Jaroslaw Kaczynski ter estado a brindar com Murganheira com Sócrates e Barroso, com Zapatero e Sarkozy, com Merkel e Brown, sofre uma pesada derrota no seu país. Os polacos demonstram assim não aprovar as suas políticas ultra-conservadoras. Como dizia alguém, sem dúvida que os Kaczynski têm ajudado a colocar a Polónia no mapa. Mas não me parece que a forma como o têm feito tenha merecido o orgulho dos polacos. Ainda bem…

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem, retiro o que disse no post anterior. E ainda bem. Os polacos demonstram assim ser suficientemente maduros democraticamente para não se deixarem ir em ondas populistas.

Anónimo disse...

São boas noticias, sem dúvida. Exige-se agora que as políticas pidescas de identificação de colaboradores com o regime comunista, assim como a discriminação contra homosexuais no ensino, não passem de uma má memória do passado.

samuel disse...

É assim como que... tiro ao boneco. Um já está, agora falta o outro igual.
Quem me havia de dizer que acharia a vitória de um partido liberal de centro-direita, uma boa notícia!
Ele há coisas!...

Anónimo disse...

É uma vitória da democracia. Quando assim é, há sempre razões para celebrar.