sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Ganhámos, estúpido!

Sócrates anunciou hoje que devemos cumprir a meta do défice dos 3% já em 2007, um ano antes do prometido junto da Europa. Uma maravilha! A vitória parece estar garantida. Até os comemos! Vai buscá-la!

Do taxista ao professor universitário, do pequeno comerciante ao jovem consultor, todos deverão ficar contentes por termos vencido este importante desafio. Qual Scolari, qual quê, o importante é que Governo cumpriu o objectivo. Portugal conseguiu (ou deverá conseguir). E isso é bom! Ou pelo menos deve ser…

Muitos portugueses poderão agora sentir, de alguma forma, que o seu esforço ao menos tem servido para cumprir um objectivo. Podem não saber muito bem o que é isso do défice. Podem não saber que existem alternativas macro-económicas ao rigor do tão falado Pacto de Estabilidade. Mas não faz mal. Para quê complicar? O aumento do desemprego? Não tem nada a ver. Tendo em conta o relevo que a questão do défice assumiu nos últimos anos em Portugal, é uma coisa chata, mas que parece importante… O que importa é que vencemos. Somos os maiores! POR-TU-GAL! POR-TU-GAL! POR-TU-GAL!

Sem comentários: