segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Pinto Monteiro e a Moda do Disparate

A entrevista de Pinto Monteiro ao Sol marcou a agenda política. Aquele que tem sido um Procurador-Geral da República discreto (basta termos como referência o famigerado Souto Moura) acabou por cometer agora a sua primeira grande calinada.

Não acho que as suas palavras tenham de fazer cair o Carmo e a Trindade. Mas espera-se mais de alguém que ocupa tal cargo. As suas declarações surpreendem pela total ausência de senso político, num comportamento totalmente infantil. Por estas razões, e de forma assumidamente mesquinha, acho bem todo o aparato levantado. Uma espécie de lição.

Fico sempre surpreso com a facilidade com que este tipo de declarações infantis surgem como cogumelos na classe político-pública portuguesa. Por um lado, ainda bem, pois dão-nos coisas para escrever aqui nos blogs, assegurando igualmente muitos postos de trabalho na imprensa (vertente social da coisa). Mas, claro, este tipo de disparates leva-nos também a constatar a falta maturidade desta classe. Quase nos fazem crer que a democracia e a forma como os média se alimentam destas gafes surgiram ontem em Portugal… Será que surgiram?

3 comentários:

Anónimo disse...

JRV,
Não acho assim tão grave o que foi dito por Pinto Monteiro. Colocou o dedo na ferida sobre os abusos cometidos no sistema de investigação. Se calhar é mesmo preciso que um PGR venha a público dizer estas coisas, caindo quase no ridículo, para que as coisas se resolvam.

Anónimo disse...

Assino por baixo o comment do Tiago Ferreira.

Jorge Cabral

Heido Klumo disse...

JRV - antes de mais, parabéns atrasados!
2º - sobre o post: acho que Pinto Monteiro está um bocado "out" do mundo real...declarações desse tipo são próprias de gente com pouca instrução, não se esperam de pessoas com cargos de responsabilidade. Enfim...já estavamos habituados ao Souto e agora vem este...mais do mesmo!

Abraço&Obrigado

Beijinhos para a P.A.V. (esposa)