quinta-feira, 25 de setembro de 2008

E viveram felizes para sempre...

Depois de tanta polémica, de tantos jogos de forças, de tantas declarações inflamadas, o Estatuto Político-Administrativo dos Açores foi hoje aprovado por unanimidade. O PSD garantiu que vai pedir uma fiscalização sucessiva da constitucionalidade do polémico artigo. E, deste modo, ninguém fica chateado. É uma solução que agrada a todos.

O PS mostra que não se rebaixa perante os caprichos de Belém, correspondendo assim às aspirações dos socialistas açorianos. O PSD, por seu turno, mostra que consegue apoiar o alargamento da autonomia regional, ao mesmo tempo que chutará para o Tribunal Constitucional as dúvidas levantadas por Cavaco. Apenas Cavaco poderá ter ficado incomodado, mas nada que não se resolva.

Como parece evidente, esta é uma solução que certamente terá sido combinada entre os grupos parlamentares dos dois maiores partidos, tendo obtido o acordo, mais ou menos explicito, da Presidência da República. A comunicação social já o noticiara há umas semanas atrás (apenas lamento não me lembrar em que jornal). A polémica transfere-se assim para o pós-eleições regionais. Um final feliz para todos, portanto.

E andávamos nós preocupados com os atritos entre Belém e S. Bento... Tudo se resolve, meus caros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda Bem, em nome de uma autonomia reforçada para os Açores.

O tratamento dado a este assunto por Cavaco foi desproporcionado.

"Antes morrer Livres do que em paz sujeitos"

Anónimo disse...

É o habitual.
Acaba a guerra e vão todos almoçar juntos...
Nós por cá todos bem...