sábado, 6 de setembro de 2008

Onda de Criminalidade? E os números, onde estão?

Apesar de começarem a surgir outras notícias, a “onda de criminalidade” continua a ocupar espaço de relevo na imprensa. O Governo até já reagiu com uma nova lei das armas e com um aumento do orçamento da Administração Interna em 7%. Mas afinal, onde estão os números que demonstram que a criminalidade violenta aumentou de facto?

Fernanda Câncio relembra hoje no DN o papel que os média possuem na definição da agenda, questionando o porquê das notícias sobre a criminalidade estarem a proliferar de repente em todos os órgãos de comunicação social. Opções editoriais causadoras de um efeito bola de neve? Resquícios da silly season? È bem possível.

Por outro lado, repescando um artigo do Diário de Notícias de há uma semana (via Spectrum), percebemos que a criminalidade violenta no primeiro semestre de 2008 aumentou 15% relativamente a 2007. Mas diminuiu quando comparada com 2004 e 2006. Isso mesmo, diminuiu!

No meio desta histeria colectiva, não deixa de ser estranho que o Governo “dos números” esteja tão reticente em divulgar estatísticas que permitam aferir se as percepções correspondem de facto à realidade. Estará a escapar-me alguma coisa?

1 comentário:

Anónimo disse...

Números?

Não basta repetir mtas vezes a frase: "onda de criminalidade"??

Esta sexta um pivot da SiC (13h) até quis associar o aumentos dos combustíveis com os assaltos às gasolineiras....tal é o desespero!!