segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Marinho Pinto e a Polemicodependência

O bastonário da Ordem dos Advogados consegue sempre surpreender tudo e todos com as suas intervenções. Desta vez não foi excepção. Quando todos os partidos, os magistrados e até o próprio PS admitem falhas no actual Código Penal, Marinho Pinto declarou que o código “não é perfeito, mas é bom.

Acrescentou ainda que “ainda é cedo para fazer balanços", sublinhando que os que têm predominado "são políticos”. Tendo em conta que as criticas que tem sido feitas ao código não podem ser dissociadas do mediatizado sentimento de insegurança que tem varrido o país, diria que as palavras de Marinho Pinto parecem bastante lúcidas.

Mas, dada a imprevisibilidade deste bastonário, ficamos com uma dúvida: se houvesse consenso sobre este código, Marinho Pinto concordaria e defenderia o mesmo? Dúvido... Estaria a ser demasiado consensual, deixando escapar o protagonismo polémico que tanto aprecia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu gosto de Marinho Pinto.
e provocador corajoso e tem ideias que sao na maior parte das vezes excelentes.
Para alem disso este pais esta a precisar imenso de pessoas que nao tenham medo de levantar a voz.
Oxala que por ca fique muito tempo e que a sua voz incomode e muito , so fara bem.

João Ricardo Vasconcelos disse...

Confesso que tinha a referida ideia há uns meses atrás. Entretanto, Marinho Pinto tem dado tantos tiros ao lado que começou a perder a credibilidade de forma vertiginosa.