sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

10 Centímetros…

Segundo a Polícia Judiciária, o jovem de 14 anos da Amadora que morreu no passado dia 5 depois de um disparo de um PSP, foi atingido na cabeça a uma distância de 10 centímetros. Repito: 10 centímetros.

O incidente ocorreu depois da Polícia ter perseguido um grupo de jovens que havia furtado um carro. A versão da PSP após o sucedido é que o disparo foi efectuado depois da vitima ter apontado ao agente uma arma a uma distância não inferior a dois metros, tendo este reagido em legitima defesa. Pelos vistos, reagiu a um pouco menos do que 2 metros. Foram 10 cm…

Mas porque é que as forças de segurança insistem em actuar de forma criminosa ao tentar encobrir verdades? Deve compensar, não? Recomendo vivamente a leitura do artigo de Fernando Câncio há exactamente uma semana atrás: adivinhou o que aí vinha.

5 comentários:

Anónimo disse...

"a uma distância não inferior a dois metros" - o agente impulsiona-se, esticando o braço e ... pronto: ficam dez centímetros.

Não condenemos o agente logo à partida.

Anónimo disse...

No meu modesto entendimento digo que é necessário ter muito cuidado com a forma como se exploram e abordam estes casos.
É importante não correr o risco de condicionar o trabalho das forças de segurança, devido a pressões da opinião pública e publicada.
Se se cria um clima de desconfiança relativamente ás justificações oficiais para este tipo de incidentes, corremos o risco de ter criminosos demasiado à-vontade e autoridades policiais demasiado espartilhadas.

Talvez a adopção de armas e métodos não letais ajude a evitar que situações idênticas se repitam.

samuel disse...

...claro, claro... e o moço nem era um branco, bem na vida, daqueles que não são marginais... dão é "maus passos", apenas por diversão, portanto, realmente para quê estar a condicionar os polícias?

Anónimo disse...

É claro que ele ha pessoas que não medem bem as distâncias.
--Neste caso foi só um puto de 14 anos quem pagou por isso.
E ainda há gente a defender este tipo de acção policial, pfft.

Anónimo disse...

...pois, pois, seguramente o que é bom é ter um grupo de jovens em frente a uma esquadra da PSP a atirar pedras e garrafas, como que querendo fazer justiça pelas próprias mãos.
Tenham paciência!!! Ninguém aqui defendeu este tipo de acção policial, apenas fiz uma chamada de atenção para a forma como devem ser abordados estes assuntos.....isso, antes da referida manifestação em frente da esquadra.

As noticias dizem que há inclusive grupos anarquistas - entre os quais a "Plataforma Gueto" -, que se instalaram em alguns bairros da periferia para incentivar a uma revolta popular.

Se calhar "alguns" gostariam de ver um clima tipo Paris a arder ou Atenas de pernas pró ar.....