quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Declarações muito infelizes

Depois de considerar difíceis as relações com a comunidade muçulmana em Portugal, D. José Policarpo afirmou ontem o seguinte: “Cautela com os amores. Pensem duas vezes em casar com um muçulmano, pensem muito seriamente, é meter-se num monte de sarilhos que nem Alá sabe onde é que acabam.

Só podemos entender estas declarações como tremendamente infelizes por parte de um homem reconhecido por muitos como uma referência em termos intelectuais. Não foi isso que D. José Policarpo ontem demonstrou, aguardando-se agora uma reacção do líder da comunidade muçulmana em Portugal.
.
As declarações infelizes, mesmo que algo descontextualizadas, corrigem-se ou esclarecem-se imediatamente. É o mínimo que pode ser esperado de alguém como o actual Cardeal Patriarca de Lisboa.

3 comentários:

Rui Rebelo Gamboa disse...

Acho que não foram declarações infelizes, concerteza há casos reais que o fazem alertar a situação e é exactamente alertar o que ele faz. De resto, fala em diálogo e apela ao conhecimento da religião muçulmana.

O que lhe pode ser apontado é que ele, na posição que ocupa, deveria ter mais cuidado na escolha das palavras, pois já deveria saber que os lobos dos média estão aí à espera de sangue. Ou seja, poderia ter dito o que disse de outra forma.

Anónimo disse...

O problema do D.Policarpo (o mesmo de todos os outros)é que o poder subiu-lhe à cabeça. Em vez de se dedicar por inteiro aos mais pobres, desfavorecidos, perseguidos, excluídos (é esse o significado de bispo)como fez Jesus, ele é só entrevistas, mesas redondas e etc. Ia ajudá-lo se ele abandonasse o lugar onde vive e fosse viver para um bairro degradado de Lisboa fazendo desse bairro a sua catedral, fazendo-se um pobre entre os demais, um excluído entre os excluídos. Que murro no sistema!Bem sei que seria logo "morto", "cruxificado" pelo Vaticano e hierarquia, pela "blasfémia" e "escândalo" de tal decisão.Seria desprezado pelos políticos e senhores do capital que hoje o bajulam. Mas era de HOMEM!

Anónimo disse...

eu sou cristao e nao casaria com uma muçulmana exactamente por causa do que disse policarpo!