sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Transparencia-pt.org: Revolucionário!

A Associação Nacional de Software Livre disponibilizou um website que permite a qualquer cidadão, com a maior das simplicidades, aceder às despesas por ajuste directo efectuadas por qualquer organismo público. Basta lá chegar, introduzir o nome do organismo (administração central ou local), da empresa, da obra, por exemplo, e já está.

Os dados disponíveis referem-se a despesas efectuadas após Agosto de 2007 por ajuste directo. Os organismos públicos são agora obrigados a fazer o registo das suas despesas. Embora nem todos estejam ainda a fazê-lo, consegue-se já retirar muitas informações.

Por exemplo, saber alguns dos gastos dos organismos públicos (uma direcção-geral, um instituto público, uma autarquia local). Mas não só. A pesquisa pode ser efectuada também por empresas. Ou seja, aferir o volume de contratos de determinadas empresas junto da administração pública.

Baseando-se em sites disponibilizados por organismos públicos (http://www.base.gov.pt/ e http://publicacoes.mj.pt/), o transparencia-pt.org faz aquilo que o Estado tem sempre grandes reticências a fazer: disponibilizar de forma SIMPLES o acesso a informação que os cidadãos há muito têm direito. Grande iniciativa da ANSL.

1 comentário:

ContratosNus disse...

E aqui pode ver-se uma selecção dos melhores (piores) momentos proporcionados por este magnífico site

http://contratosnus.blogspot.com/