quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Sócrates é suspeito e “mai nada”

As manchetes da Visão e da Sábado representam uma evolução vertiginosa no caso Freeport. Para a maioria da opinião pública portuguesa, Sócrates passa a ser suspeito. Pode não existir grande volta a dar.
.
As autoridades inglesas querem verificar as contas de José Sócrates e ponto final. Não será necessário saber-se se o referido pedido é legítimo ou não. Se faz sentido ou não. Se tal implica que Sócrates é formalmente arguido ou não. Estas são questões de pormenor no presente.
.
Com o referido pedido, as autoridades inglesas acabaram por formalizar algo que até agora vinha sendo tratado com grande cautela mesmo na comunicação social portuguesa. Os dados estão lançados para que Sócrates, a sua equipa e o próprio PS tenham mais do que razões para se preocuparem com o futuro.

9 comentários:

Heido Klumo disse...

JRV
não achas estranho haver tanto empenho na SIC e Visão em investigar este caso e não o fazerem com a mesma vontade para o caso de Oliveira e Costa e Dias Loureiro no BPN ou mesmo no BPP?

Planetas - Bruno disse...

Afinal as suspeitas parece que são as mesmas que "existem" desde 2005!!!

Até agora, são tiros sempre ao lado do porta aviões.

Nota: Oportuno post do EU. parece que afinal os problemas apenas duram o tempo que decide os Media.

Anónimo disse...

Dados desmentidos hoje pela Procuradora Cândida Almeida.
Seria bom postar qualquer coisa sobre isso não?

Porfirio Silva disse...

Excertos resumidos de uma entrevista corajosa (de quem a deu). Porque parece que há quem não tenha tido tempo de ouvir Cândida Almeida, por estar tão ocupado a comentá-la.

João Ricardo Vasconcelos disse...

Afonso e Porfirio Silva: Admito que o post pode não ter sido claro o suficiente.

O que pretendo transmitir é que os pormenores da investigação não interessam à vasta maioria da opinião pública que, como devem concordar, guia-se muito (ou sobretudo) por soundbytes.

Assim sendo, manchetes como a da Visão e da Sábado são arrasadoras para as percepções que os eleitores têm do primeiro-ministro.
Interessam pouco os desmentidos e até acaba por interessar pouco a verdade em si. O soundbyte foi lançado e agora acaba por ser muito complicado fazê-lo voltar atrás.

Daí o título provocatório do post: "Sócrates é suspeito e mai nada".

João Ricardo Vasconcelos disse...

Eu e Planetas-Bruno: Acredito naturalmente que os órgãos de comunicação não são a imparcialidade em pessoa. Estranho seria se o fossem.

Mas também não acho que exista uma tremenda cabala contra Sócrates, nomeadamente por parte dos média. Correndo o risco de ser excessivamente simplista, a comunicação social agarra no que vende. Se este assunto está na agenda, se está a vender, é neste assunto que pegarão e vasculharão até à exaustão.

Quanto à questão do BPN e do BPP e a sua cobertura por parte da SIC e da Visão, confesso que não estive atento o suficiente para poder compará-la com a cobertura dada por outros títulos da imprensa. Sinceramente não tenho opinião a esse respeito. Mas vou estar mais atento.

Porfirio Silva disse...

Certo.

A. Moura Pinto disse...

A imprensa pega no que vende? Verdade que sim.
Mas não só a imprensa, como se vê.
Cadelas apressadas...
E agora, com o comunicado da PGR e a entrevista com Cândida de Almeida?
Afinal que trouxe de novo o enviado de Inglaterra?

Norberto disse...

Cadelas apressadas? Epá, isto tem sido uma aprendizagem e tanto. É quase tão boa como a "insídia" ou "os poderes ocultos"