sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Cabalas, Campanhas Negras e Bruxaria

Sócrates veio ontem mais uma vez sublinhar a sua inocência e insistir na tese da “campanha negra”. É normal que o faça e não lhe resta grande alternativa senão fazê-lo (apesar de ser lamentável o lançamento deste tipo de suspeitas). Mas fará algum sentido esta tese?

Quem são os autores da “campanha negra”? A comunicação social, os tribunais portugueses, as autoridades inglesas e os opositores políticos de Sócrates? É isso? Todos em conjunto e de forma mafiosa a tentar sujar o bom nome do primeiro-ministro? Julgo que nem vale a pena responder.
.
O caso Freeport está a transformar-se numa tremenda hemorragia política, não porque exista qualquer cabala mafiosa, mas sim porque em democracia os processos que envolvem responsáveis políticos têm naturalmente consequências políticas e tendem a gerar efeitos “bola de neve”. A comunicação social interessa-se por estes temas (como é normal), a oposição dificilmente deixará de beneficiar com eles (como é normal) e até outros meios disponíveis no espaço público alimentam-se e são alimentados por estes temas (a blogosfera, por exemplo).

É normal que tal suceda em democracia, onde existe liberdade de expressão, onde a comunicação social é livre, onde o conflito político é livre e onde os responsáveis políticos não estão acima da lei.
.
Mas serão estes efeitos “bola-de-neve” indesejáveis em democracia? Sim e não. Sim porque, como disse, não se pode abdicar (e ainda bem que assim é) da liberdade de expressão, de imprensa ou da igualdade de todos perante a lei. E não porque um responsável político ultra-inocente pode ser apanhado no meio do efeito “bola de neve”, com todas as consequências políticas que tal acarretará.
.
Em suma, apesar de muito pouco desejável, é normal que Sócrates aponte cabalas e "campanhas negras" contra o seu bom-nome. E, como é óbvio, cada um é livre de acreditar em bruxas. Pessoalmente, acho um bocadinho mais racional acreditar-se em efeitos “bola de neve” indesejáveis alimentados pela agenda política e mediática. São uma chatice, provocam o caos, devem naturalmente ser combatidos com os mecanismos do Estado de Direito, mas só são possíveis porque a democracia existe.

6 comentários:

A. Moura Pinto disse...

"Quem são os autores da “campanha negra”? A comunicação social, os tribunais portugueses, as autoridades inglesas e os opositores políticos de Sócrates? É isso? Todos em conjunto e de forma mafiosa a tentar sujar o bom nome do primeiro-ministro? Julgo que nem vale a pena responder."

Pois não. Qual campanha negra qual quê. Basta que se ignore - dará muito jeito - como isto começou em 2005 e o que então se apurou.
Que diabo: até há nomes e confissões. E condenações em tribunal.
Mas foi em 2005. A memória, quando dá jeito, convém que seja curta, muito curta.
Se nem os dados de ontem - comunicado da PGR e entrevista com Cândida de Almeida - já se recordam, como recordar os factos de 2005?

Ricardo Tomás disse...

Para ser sincero, este caso já cansa! Por aqui podemos observar a comunicação social no seu melhor e pior!

Cumprimentos
http://opinionshakers.blogspot.com

Ricardo Giesta disse...

Frost/Nixon grande filme....

Anónimo disse...

recently I was surfing web and suddenly I discovered site called www.home-businessreviews.com I learned how to begin my own home business and i was able at last leave my work where i worked 1 year, now I'm earning up to 5K USD month. I was able to earn such kind of money because I found some very great home based business reviews. At site called www.home-businessreviews.com

Anyway seems that site owner at last found winner online business program which helped him to begin his own best home business opportunity, so he finally decided to make website and tell about his own experience about making cash online. It seems that he lost so much money before he found winner home business program which actually helped to make money online. But which one? see at site below!
[url=http://www.home-businessreviews.com]home business[/url]

Anónimo disse...

Yes indeed, in some moments I can say that I jibe consent to with you, but you may be inasmuch as other options.
to the article there is even now a definitely as you did in the decrease publication of this solicitation www.google.com/ie?as_q=easy dvd shrink 3.0.2.4 ?
I noticed the phrase you have in the offing not used. Or you partake of the dark methods of development of the resource. I possess a week and do necheg
Your Ferrdenants :)

Anónimo disse...

отличный сайт!