quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Lavar a cara não apaga a memória...

Segundo o DN, o compromisso com a legalização do casamento homossexual deverá constar da moção que Sócrates apresentará ao Congresso do PS. Boas notícias, sem dúvida. Mas que não apagam o posicionamento que o partido teve sobre esta matéria na presente legislatura.

Um posicionamento contraditório de quem se dizia a favor de tal legalização, mas que acrescentou que o país não estava preparado. Um posicionamento que criticou a líder do PSD, apelidando-a de ultra-montista, ao mesmo tempo que chumbou com uma cerrada disciplina de voto os projectos que previam tal legalização.

O PS bem pode argumentar que o seu programa de Governo apenas previa a discussão desta temática e não a sua aprovação. Mas que contributo teve o PS para que a discussão acontecesse? Apenas o seu chumbo assim o permitiu…

Em última análise, deparamo-nos agora com um cenário em que um partido com maioria absoluta, depois de ter chumbado uma questão, compromete-se em aprovar a mesma num futuro em que a sua maioria absoluta está muito longe de estar garantida. Um futuro onde as coligações à direita apresentam-se como cenários muitíssimo prováveis. Curioso, não?

1 comentário:

jc disse...

continuo a achar que indisponibilidade com indisponibilidade se paga. a minha vai ser mostrada na altura das eleições.