quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Santana Lopes: Roteiro de um Regresso

A lista já foi apresentada e tudo parece indicar que Santana Lopes deverá ser o novo líder parlamentar do PSD. Trata-se do político que viu o seu governo ser destituído há menos de 3 anos, numa humilhação quase sem precedentes na democracia portuguesa. Vale a pena recordar o roteiro do regresso do menino guerreiro.

Em Dezembro de 2004, Sampaio faz cair o Governo de seis meses de Santana após uma governação catastrófica que até já era alvo de gozo em toda a opinião pública. Santana “desaparece” durante um ano e meio. Em Novembro de 2006, publica um livro com a sua versão da injustiça que lhe foi cometida. No mesmo mês, dá a primeira grande entrevista a Judite Sousa. Saiu-se muito bem, conseguindo justificar aquilo que até há um ano era injustificável.

Já em 2007, consegue ir aparecendo cada vez mais na Assembleia, deixando recados ao líder. Aparece no corrente ano como comentador regular na televisão. Após a derrota do PSD nas intercalares de Lisboa, Santana começa a voltar a falar para o partido, criticando a direcção de Marques Mendes. Em Setembro, consegue a aprovação da opinião pública com a sua atitude de não continuar a entrevista interrompida pela chegada de Mourinho. Com a vitória de Menezes, assume em Outubro interesse na liderança da bancada parlamentar e consegue a aprovação do novo líder.

E amanhã, o que se segue? É fantástico como a “besta” de há menos de três anos consegue hoje já candidatar-se a “bestial”. Um percurso digno de qualquer manual político. Até quando a curta memória da opinião pública conseguirá resistir?

1 comentário:

Anónimo disse...

É um cancro da politica portuguesa, mas la vai mamando!