sábado, 17 de maio de 2008

Ana Jorge: A Ministra Vermelha?

Com o plano apresentado para a oftalmologia, Ana Jorge espera acabar com as vergonhosas listas de esperas. Mas algo salta à vista nesta sua política: o recurso exclusivo aos meios do SNS. Sem complexos, a nova ministra volta a mostrar pouca empatia com o sector privado na saúde.

Estas manifestações por parte da ministra têm-se multiplicado, originando uma importante viragem na política até então seguida por Correia de Campos. Pouco depois de ser nomeada, o Governo anunciou a não renovação da gestão clínica privada do Hospital de Cascais, ao mesmo tempo que surpreendia ao excluír o recurso ao referido modelo numa série de novos hospitais previstos.

Mais recentemente, a critica explicita a Teixeira dos Santos, devido ao acordo com o Hospital da Luz no âmbito da ADSE, deixou tudo e todos boquiabertos. Certamente devido a esta viragem à esquerda, o tumulto que se vivia em redor da Saúde parece ter acalmado com a chegada de Ana Jorge. Para já, Sócrates parece ter acertado no antídoto aplicado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso discordo da ideia deste post.

Penso que é uma vergonhosa derrota da parte da senhora, e uma demonstração de incapacidade de gerir esse problema.

Ela vai gastar 30 milhões de euros em horas extraordinárias para por a fazer um serviço pelo qual as mesmas pessoas que o fazem já o deveriam fazer no seu horário normal de trabalho, e que não o fazem porque não o querem.

Vão ser premiadas pela sua incompetência e pela sua falta de produtividade.

É necessário perguntarmos porque é que um médico espanhol esteve em Portugal 45 dias e realizou 900 operações à cataratas nesses 45 dias, por 300 euros a operação.

Enquanto que os seus brilhantes colegas portugueses realizaram no mesmo período, em média 75 operações às cataratas.

E no privado português pede-se 2000 euros por operação.

Responsabilização destas pessoas; a ministra responsabilizou alguém e despediu alguém?

------

Quanto à questão das não renovações isso tem muito que se lhe diga, uma vez que no Hospital amadora Sintra - a gestão do mesmo também não foi renovada, mas em contrapartida, os mesmos que não foram renovados na Amadora levaram de presente a gestão em Braga.

E outros 3 hospitais, salvo erro, Sintra, Vila franca e loures irão ser de gestão privada.

Portanto, caro JRV nada de entusiasmos com a senhora porque isto são só flores até às eleições de 2009.

Depois da eleições de 2009, volta à palhaçada do costume e os favorzinhos à privados.

Anónimo disse...

Errata: onde está 300 euros a operação deve ler-se 1500 euros( esta mania de fazer contas em contos e euros, dá nisto...)

João Ricardo Vasconcelos disse...

Caro Dissidentex,

Concordo na generalidade com o seu comentário. Sobretudo no domínio de se estar possivelmente a incentivar alguma abstinência da classe médica.

Apenas um reparo. O meu post não é um sinal de entusiasmo com a actual ministra. Tenta sim ser uma constatação de que, de uma maneira ou de outra, Ana Jorge tem conseguido até agora acalmar as hostes na Saúde, certamente devido a estes seus posicionamentos à esquerda.