segunda-feira, 5 de maio de 2008

Legalização da Cannabis ou a Persistência no Tabu

A Marcha Global pela Marijuana decorreu no Sábado em 239 cidades de todo o mundo. Lisboa foi uma delas. Até quando persistirá o tabu da legalização?

É um tema recorrente. De quando em quando, alguma força ou personalidade política tem a coragem de o levantar. Mas é com certeza o tabu que impede a discussão séria sobre os benefícios da legalização das drogas leves, incluindo naturalmente a regulação pelo Estado da sua venda ao público.

É quase consensual a forte hipocrisia da actual lei portuguesa. Pode-se consumir e possuir quantidades limitadas de marijuana. No entanto, esta apenas pode ser adquirida ilegalmente. A ilegalidade é tanta que qualquer adolescente que deseje adquirir, sabe perfeitamente a quem ou onde se dirigir... Escusado será sublinhar os malefícios e perigos da manutenção de um mercado negro com esta dimensão. Até quando persistirá este tabu que impede qualquer discussão séria?

2 comentários:

Rui Rebelo Gamboa disse...

"Legalize it"

Tibério Dinis disse...

Caro JRV,
acho que não se trata de tabu, simplesmente nunca se discutiu o assunto porque em Portugal tanto a favor como contra preferem berros ocos do que pequenas palavras certeiras.

Pessoalmente sou contra a legalização, não irá trazer benefícios apenas mais problemas, só que problemas legais e o argumento de que é para combater o contrabando - que é o mais usado - é fácilmente rebativel.

Quanto à actual versão da Lei da Droga, também discordo tem demasiadas lacunas, a sistematização anterior era mais coerente é o que acontece quando se tenta alterar apenas um ou dois artigos de uma lei e fica toda a lei sem fazer sentido.

Cumprimentos