segunda-feira, 19 de maio de 2008

Teremos o PS no Governo até 2013?

A maioria absoluta obtida pelo PS em 2005 e a suposta tradição de rotativismo após dois mandatos, tem levado muitos a acreditarem que o actual cenário se manterá até 2013. Mas a não-obtenção de uma maioria absoluta pelo PS em 2009 poderá mudar muita coisa. Inclusive a sua manutenção no Governo até 2013.

O Diário de Notícias publica hoje um artigo sobre a subida do PCP e do Bloco nas sondagens. Tal acontece num momento em que o PSD se encontra de rastos e o Governo Socialista tem deixado fugir muito do seu eleitorado para a esquerda. Veremos como evoluirá o cenário até Outubro de 2009 mas, para já, uma nova maioria absoluta do PS não é um dado adquirido, antes pelo contrário.

Caso Sócrates não consiga a maioria absoluta, como governará até 2013? Ficará refém de alianças pontuais com a oposição (tal como aconteceu com Guterres)? Tendo em conta o perfil do actual primeiro-ministro, o referido cenário poderá provocar um desgaste tão acentuado que colocará em causa a manutenção do governo minoritário até 2013.

Trata-se de um cenário de futurologia, bem sei… Mas esta “sessão” de futurologia serve precisamente para demonstrar que, em termos de dinâmicas políticas, não existem dados adquiridos. Sócrates sabe disso, daí o esforço que tem vindo a fazer no sentido de precaver o que 2009 lhe reservará.

Sem comentários: