quinta-feira, 8 de maio de 2008

Três contradições de Manuela Ferreira Leite

Na entrevista ontem dada à RTP, Manuela Ferreira Leite começou por apontar a credibilidade como a sua principal mais-valia. No entanto, com o decorrer do programa, cristalizaram-se três contradições de fundo.

A primeira diz respeito à questão do “enganar os portugueses” apontada a Sócrates. Por mais que a ex-ministra tente justificar, foi no seu mandato na pasta das finanças que se criou a moda da subida de 2% do IVA pouco depois das eleições.

A segunda contradição de fundo é relativa à questão do “colocar as contas públicas em ordem”. Como é sabido, a moda do apertar o cinto e de redução do défice foi uma das principais bandeiras do seu mandato. Com uma ligeira diferença: o actual Governo conseguiu a sua redução e Manuela Ferreira Leite ficou-se pela sua subida descontrolada. Explicações que atenuem tal facto são escusadas.

Uma terceira contradição a apontar é a face humana que Ferreira Leite tentou sublinhar na entrevista. É mais do natural que o faça. Mas a sua imagem de credibilidade é inversamente proporcional à sua face humana. Tentar dar-lhe um rosto humano equivale a pouco mais do que pintar um sorriso numa “dama de ferro”.

Nota: A entrevista ontem concedida a Judite Sousa pode ser (re)vista aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Numa luta Sócrates-MFL, os dois medirão forças para ver quem tem a figura mais autoritária e arrogante, conseguindo passar com isso uma imagem de credibilidade a toda a prova; tentarão descobrir qual dos dois é melhor a aumentar o IVA, colocando a responsabilidade do outro lado da barricada; provarão qual deles conseguiu ser mais obcecado com esse grande monstro: o défice…

http://papel-pedra-tesoura.blogspot.com/