sexta-feira, 2 de maio de 2008

Duelo no PSD poderá ficar Interessante

Os três principais candidatos à liderança do PSD já estão alinhados. Parece ser um duelo ganho à partida por Ferreira Leite. O cenário não mudou muito, é certo, mas poderá ficar um pouco mais interessante do que inicialmente se pensou.

Ferreira Leite é, de longe a candidata que sossega os barões do PSD. No entanto, a ex-ministra possui um perfil que poderá não agradar às bases. Possui a arrogância tecnocrática que tanto tem sido criticada no actual primeiro-ministro. Por outro lado, não demonstra possuir o perfil aguerrido necessário para ameaçar seriamente Sócrates em 2009.

Neste contexto, Santana Lopes até pode causar algumas surpresas. A memória de muitos pode ser curta quanto à humilhação das últimas legislativas. Por outro lado, importa não esquecer que foi o perfil de Santana que, contra tudo e contra todos, mereceu a confiança das bases do PSD nas últimas directas.

No que a Passos Coelho diz respeito, é encarado por muitos como uma jovem promessa, o que não é mau. Afirma-se que poderá representar a lufada liberal que há tanto o PSD necessita. É possível que ganhe muitos apoios nos que não se revêem plenamente em Ferreira Leite e Santana. Poderá ser uma terceira via a não negligenciar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jrv,

parece-me, também a mim, claro, que M. Ferreira Leite é quem melhores condições tem para revitalizar o PSD e poder fazer uma oposição que a deixe em bom plano para enfrentar Sócrates nas Legislativas de 2009.

Mas para mim, a sua candidatura perde, e muito, com a colagem de figuras como Helena Lopes da Costa, uma tiazinha da Linha, que não me merece respeito absolutamente nenhum, antes pelo contrário, tem provado ser um desatre em funções executivas e só trabalhar para si e para os que lhe estão próximos. (veja-se o que fez enquanto vereadora da CM Lisboa)

Se MF Leite, não quer ouvir falar em Barões (e Tiazinhas do passado), como referiu em entrevista á Rádio, é bom que os afaste, em especial figuras como Helena Lopes da Costa que já foi "Santanete", e agora se cola á candidatura de Ferreira Leite, esperando, depois da vitória desta, o seu pelourinho num qualquer lugar.

É que para mais do mesmo, melhor seria encerrar o PSD, pois viver do passado leva inevitávelmente, a esquecer o futuro.

Talvez por isso - porque P. Passos Coelho não trás consigo figuras que já provaram não ter capacidade politica, nem merecer a confiança dos portugueses -, alguns se agrupem em seu redor, com a vã esperança de iniciar, de facto, um novo ciclo para o PSD.

Já Santana Lopes, esse, não merece grandes palavras nem credibilidade da minha parte, pois a sua candidatura visa somente não ficar de fora nas escolhas do partido, e nos lugares mais bem remunerados e mediatizados da actividade politica.
E o facto de ter "passado a perna" a JJ ainda lhe vai trazer alguns dissabores.

Em suma, para "ficar interessante", será precisso que se definam os apoios e o rumo de cada candidato, e que as ideias concretas para o país sejam o principal motor desta campanha a lider do maior partido da opisição, e não as tricas partidárias que implicam ataques de uns em relação aos outros.
No final desta batalha poderá sair um lider, mas sem um partido voltado para o país (mais do que para si próprio), o lider será fraco internamente, o que lhe tira capacidade de projecção.
Logo, teremos mais do mesmo, e daqui a uns meses poderá, o JRV, ter de actualizar o post sobre o "zombie" Santana Lopes. ;)

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Jrv: sobre P. Passos Coelho.
É um apparatchick com ar na cabeça, e que já passou os 40 anos há muito.

Não é um jovem.

Esse senhor foi candidato ás autárquicas de 1989 na amadora e era "uma jovem promessa do partido" que estava nas sondagens quase a par do presidente de câmara à época.

Saídos os resultados até para Armando Vara, do PS, ele conseguiu perder.

Sei isto porque é dos temos em que eu ainda votava e foi a única vez que votei em alguém do PSD.

O senhor Passos não tem qualquer densidade política e quando teve que ir a votos "reais" e numas condições favoráveis, apenas fez o mesmo que os anteriores candidatos do PSD faziam, isto apesar de todo o marketing à volta dele.

Basta ver o pseudo discurso liberal dele que é exactamente a mesma treta de discurso que o PSD repetia há 25 anos atrás, quando os bancos estavam nacionalizados,os jornais eram do Estado, as utilities eram do Estado,etc.

É o discurso "libertação da sociedade civil ".
Portanto ali não há nada de novo excepto que mentalmente aquela "Ala" política do PSD,ainda não saiu do século 20 - anos 80.

Quanto aos candidatos - os outros, não são maus, são apenas péssimos e indescritíveis.

O PSD deveria antes exigir que o governo construísse um suicidromodo e encenar um suicido colectivo e livrar-nos de si mesmo enquanto partido.

Já nem mesmo para gozo isto serve.