terça-feira, 27 de maio de 2008

Preço dos Combustíveis e Desintoxicação Petrolífera

O saque ao bolso dos consumidores tem despoletado reacções diversas. As suspeitas de cartelização nas gasolineiras fazem todo o sentido. Mas as reivindicações de descida dos impostos sobre os combustíveis possuem uma sustentabilidade mais do que duvidosa.

Perante a escalada dos preços do crude, qualquer descida dos impostos teria um efeito limitado e pouco durável. As receitas suplementares dos impostos devem sim ser aplicadas em politicas sérias que atenuem os efeitos das subidas de preços junto das classes mais desfavorecidas da população. E o Governo deverá demonstrar a real aplicação das referidas receitas suplementares em políticas sociais.

Mas a presente escalada deve também ser aproveitada para reduzir a petro-dependência de diversos sectores económicos, assim como para mudar hábitos adquiridos pela população. (e.g. carros menos poluentes, uso de transportes públicos). Sem dúvida que estas transformações serão a doer. De qualquer modo, o mal menor da presente crise será a aplicação do conhecido jargão “transformar desafios em oportunidades”.

1 comentário:

Anónimo disse...

100% de acordo. Mexer nos impostos agora é manter a causa raiz do problema intacta. e esta é que gastamos demasiada energia para nos movermos (vs. pe. bicicletas e transportes públicos)