terça-feira, 6 de maio de 2008

O (quase) Bloco de Direita

A coligação entre o PPM, o PND, o MPT e o PDA para as regionais açorianas de Outubro próximo era um fenómeno político interessante. Um projecto-piloto para a formação de um “Bloco de Direita”? O entendimento durou pouco, mas permitiu levantar a possibilidade dos pequenos partidos de direita seguirem o exemplo do que sucedeu há quase 10 anos com o Bloco de Esquerda.

Apesar de não serem muitas as informações, a coligação que acabou por não surgir nos Açores poderia ter sido um fenómeno a acompanhar de perto. A união de quatro pequenas forças políticas à direita poderia bem ter servido de tubo de ensaio para que algo semelhante se proporcionasse a nível nacional, tal como foi sublinhado no Câmara de Comuns.

Como é natural, é bom e salutar para a democracia que existam pequenos partidos, com ideologias e posições muito próprias. Mas é sabido que a expressividade eleitoral até hoje obtida pelo PPM, pelo PDA, pelo MPT e até pelo recente PND, dificilmente proporcionará alguma representação parlamentar a nível nacional num futuro próximo. Será assim tão descabida a possibilidade de formação de um "Bloco de Direita"?

2 comentários:

Anónimo disse...

O PDA é de Direita ??? Anda sempre de mão estendida e a bajular o Sr. Carlos César que duvido que assim seja.
JNAS

Anónimo disse...

O PDA é de Direita ??? Anda sempre de mão estendida e a bajular o Sr. Carlos César que duvido que assim seja.
JNAS