sábado, 10 de maio de 2008

Parada bem ao estilo Soviético

Pouco dias depois de Medvedev tomar posse, eis uma manifestação de força como há muito não se via. A parada do Victory Day proporcionou a todo o mundo um flashback dos tempos soviéticos.

As imagens são bem elucidativas (ver vídeo da BBC). A parada que ontem se realizou na Praça Vermelha não quis passar despercebida. Tanques, mísseis, caças e outros aviões de guerra a sobrevoar o Kremlin, esquadrões a marchar e a bater continência bem ao estilo soviético.

Nem valerá a pena dissertar muito sobre a nostalgia do poder dos velhos tempos sentida pela actual Rússia. Se os tempos de Putin foram de claro reforço dessa imagem de recuperação de poder, os tempos de Medvedev tentarão não inverter essa tendência. Para já conseguiram-no com uma manifestação de poderio militar que, nos dias de hoje, julgávamos apenas poder assistir algures na Coreia do Norte…

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi sorte aquilo tudo não ter explodido em plena praça. Ahhh reviver os velhos tempos Reagen vs gorbachev em que o factor militar tinha peso igual nos dois lados. Agora por alguns Euritos podemos dar uma volta num MIG29 ou comprar um contra-torpedeiro da frota do mar negro para os militares russos poderem ter barretinas. Tenha juízo "Sr Medvedev"...!