segunda-feira, 26 de maio de 2008

Economia de Casino e Fatalidades

A subida vertiginosa do barril de petróleo, assim como o aumento do preço dos alimentos, deveriam impulsionar a discussão sobre alternativas ao modelo neoliberal em vigor no sistema económico mundial. Em vez disso, assiste-se sim a um crescente fatalismo perante as dinâmicas do mercado.

André Freire disserta hoje sobre eventuais alternativas ao modelo hegemónico vigente, assente nas grandes potências e nas orientações das principais organizações internacionais (FMI, Banco Mundial, OMC, entre outras). Aponta, a título de exemplo, algumas correntes do movimento de alter-globalização. Mais do que defenderem o fim da globalização (como se tal fosse possível…), defendem abordagens reformistas que contrariam a total desregulação dos mercados de capitais. Como é sabido, a ATTAC é um exemplo neste domínio.

De qualquer modo, no artigo do professor do ISCTE defende-se a busca de alternativas que limitem os efeitos negativos do modelo actualmente vigente. E apela-se indirectamente ao fim do conformismo nestes domínios. E com razão. Porque com o fatalismo que por aí anda nestes dias, qualquer dia teremos a Cátia Guerreiro a cantar um fado sobre as fatalidades do mercado…

3 comentários:

Rui Rebelo Gamboa disse...

Pena é ser reservado a assinantes, é algo que teria muito interesse em ler. Caro JRV, se houver alguma forma de mo facultar (por via electónica talvez), ficaria muito agradecido.

João Ricardo Vasconcelos disse...

Caro Rui Gamboa,enviei-lhe ontem por e-mail. Espero que tenha recebido.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Já recebi. Obrigado, meu caro.