sábado, 3 de maio de 2008

Aparatos Governamentais

O primeiro-ministro lançou hoje o concurso público para o novo hospital do Algarve. À semelhança de muitas outras iniciativas governamentais, o aparato em torno do evento quase leva a crer que se está a apresentar um resultado, e não apenas a iniciar um processo.

Não é um exclusivo da governação socialista, mas o aparato em torno de cada medida governamental salta à vista. Assiste-se, por um lado, a grandiosos eventos de anúncio de medidas, programas ou obras governamentais. Os referidos eventos beneficiam de todo o tipo de material moderno de comunicação: vídeos preparados para o efeito, muppies com grandes logótipos, material promocional para os convidados e a comunicação social consumirem. Escusado será sublinhar os custos destes luxos…

Por outro lado, estes eventos são cada vez mais utilizados para lançar projectos e iniciativas, e não para mostrar resultados. A sede de protagonismo político determina que não se perca tempo a retirar os dividendos de uma determinada política. Os foguetes são lançados mesmo que esta ainda não tinha passado do papel.

2 comentários:

samuel disse...

Infelizmente, durante algum tempo, temo que muito, será possível ir abafando os protestos e murmúrios contra as promessas por cumprir, projectos inacabados ou nunca começados, com o grande estardalhaço de novos anúncios e promessas.

Anónimo disse...

...tiros de pólvora seca! Meu Deus, o que será o futuro...?