segunda-feira, 7 de julho de 2008

As Graves Afirmações do ex-Coordenador do Caso Maddie

Na semana em que se antecipou um vergonhoso desfecho do caso Maddie, Gonçalo Amaral, entrevistado pelo Expresso, faz algumas afirmações muito graves sobre a forma como foi conduzido o processo.

Sobre a decisão que ditou o seu afastamento, afirma que saiu “por causa do rumo que a investigação estava a tomar.” Questionado sobre se o rumo da investigação, baseada no homicídio, estava a incomodar o poder político, responde que “Este caso foi mais político do que policial”.

Sobre se algum político o pressionou, a sua resposta é lacónica: “Eu não fui pressionado, fui demitido.” Sobre a responsabilidade da decisão de constituição do casal McCann como arguidos (decisão esta que poderá ter estado na base da sua demissão), o ex-inspector afirma que a decisão foi de “Todos. E o director nacional era informado de todas as decisões.”

Como manda a tradição nos grandes processos de investigação em Portugal, o caso arquiva-se sem que sejam apuradas responsabilidades. Ficam as dúvidas, as suspeições, as afirmações graves sobre os meandros do processo… E fica também, para não variar, a badalada constatação que algo de muito mau se passa na justiça portuguesa. Uma espécie de doênça crónica que o país já se habituou. É triste…

1 comentário:

Anónimo disse...

Nada foi provado excepto Maddie desapareceu Desapareceram 1100 em 2009 e ninguem diz nada ! Assim a hipotese mais provável : RAPTO .
Quem conhece o meio judiciário ,sabe não é para levar a sério i.e. de
forma conclusiva as contradições encontradas nos depoimentos dos intervenientes e os restantes fantasiosos indicios de GA não tiveram relevância criminal apenas para alguns espertotes se encherem de dinheiro à custa da desgraça alheia v.g. GA cujo curriculum é vergonhoso(cumplice num crime de tortura , antecipando reforma para não ser punido disciplinarmente , não obstante pende processo disciplinar , permanentes fugas de informação versus seu amigo MF ,
pendente crime violação do segredo de justiça e falsificação de documentos , problemas patrimoniais , societários e familiares !!! Mas afinal quem é este G.A ? Demitido e vingativo !
Quanto pagaria o Estado português
(o teu IRS) de indemnização ao casal McCann se as loucas teses de G.A. fossem em frente ?