sexta-feira, 11 de julho de 2008

O Estado da Luta Política

No rescaldo da debate de ontem na Assembleia da República, o que há a dizer sobre o estado da luta política? O Governo quer fazer tábua rasa da sua postura nos últimos três anos. O PSD, apesar de não ter ideias, está unido e está empenhado. A próxima sessão legislativa promete uma luta taco a taco por cada ponto nas sondagens.

Sócrates apresentou-se com a roupagem que já tinha dado a conhecer na sua entrevista da RTP. Anunciou medidas sociais positivas, apesar de cirúrgicas e retalhadas tendo em conta a situação económica do país. Sabe que tem de trabalhar bastante para que o eleitorado esqueça a imagem negativa que foi passada nos últimos três anos. Está ultra-empenhado na referida tarefa.

O PSD, por seu turno, está a ser igual a si mesmo. A dimensão populista sobre as obras públicas demonstra que é um partido que faz tudo pelo poder. Não apresenta novas orientações estratégicas quanto ao futuro do país. Apenas demonstra que está unido e que sabe que 2009 está à porta. Bem ao seu estilo, quer demonstrar à opinião pública que consegue ser tão medíocre como os socialistas. Isso chega-lhe para sonhar com a antecipação da regra do rotativismo já em 2009.

O CDS tem feito bem o trabalho de casa. No entanto, as sondagens não enganam: a imagem de Portas está muito desgastada. Precisará de muito mais para conseguir seduzir as franjas do eleitorado a que normalmente se direcciona. Veremos se a persistência de Portas será suficiente. Nunca se sabe…

Quanto ao PCP e ao BE, esta nova postura do Executivo poderá ameaçar os bons resultados alcançados nas sondagens. Temem que o eleitorado tenha memória curta quanto a Sócrates. E têm toda a razão. Esse será, sem dúvida, o seu desafio nos próximos tempos.

1 comentário:

Anónimo disse...

"O Governo quer fazer tábua rasa da sua postura nos últimos três anos. " ????????
A machada final está dada , novo código do trabalho , agora até pode mandar destribuir pão nas ruas que a miséria veio para ficar.
Portugal , R.I.P..