quarta-feira, 9 de julho de 2008

A Igreja que temos…

O Vaticano considerou que a decisão da Igreja Anglicana de nomear mulheres bispos é um entrave ao diálogo. Sublinhou ainda que a decisão vai contribuir para aumentar os obstáculos à reconciliação entre os anglicanos e católicos… Desculpe, importa-se de repetir?!?

Como justificação para o referido posicionamento, o Vaticano defendeu que as mulheres não podem ser ordenadas porque Cristo só escolheu homens como apóstolos. Poderoso argumento...

Que o Vaticano considere que as mulheres são seres “diferentes” que não podem ser ordenadas padres, muito menos bispos, é um disparate que há muito sabemos. Que a posição progressista anglicana nestes domínios incomoda seriamente a Igreja Católica, também é algo que parece evidente.

Mas que o Vaticano venha posicionar-se publicamente sobre tal facto, ameaçando com supostos obstáculos à reconciliação entre católicos e anglicanos, parece-me uma das maiores anedotas dos últimos tempos. A Igreja Católica está a perder fiéis a olhos vistos, não é? Lamento, mas só me ocorre o seguinte máxima da sabedoria popular, “cada um tem aquilo que merece”…

3 comentários:

Carla disse...

Nem mais e é por estas e por outras! o papel da mulher na sociedade era diminuto e precário (e na minha opinião)devido ao machismo da igreja (visto que a igreja dominava as vertentes todas), felizmente que hoje em dia já se abrem mais olhos! não percebo uma coisa, com uma denegrição tão evidente do papel feminino na igreja, como existe uma quantia astronómica das chamadas "beatas" ou ainda "ratas de sacristia"? Se a igreja tem o que merece, também o têm esses cérebrezinhos femininos que não pensam por si só...

Ricardo Giesta disse...

Igreja Católica = P-A-L-H-A-Ç-A-D-A

Anónimo disse...

Pergunta: "A Igreja Católica está a perder fiéis a olhos vistos, não é?"

Resposta: ...não?