segunda-feira, 7 de julho de 2008

Incêndio em Lisboa e a Praga dos Prédios Devolutos

O incêndio que ontem deflagrou na Avenida da Liberdade veio colocar novamente na agenda a praga de prédios devolutos que Lisboa possui. Não é um assunto novo, antes pelo contrário. Mas parece ser necessário um susto grande para que este assunto volte a ser encarado com alguma seriedade.

Os prédios devolutos são um problema antigo da capital. E são algo que salta à vista em qualquer das grandes artérias da cidade. Prédios de valor inestimável encontram-se abandonados. Ferem a vista mas constituem também um perigo iminente para as áreas circundantes.

Como é natural, os seus proprietários deveriam ser melhor responsabilizados e, em última análise, os processos de expropriação deveriam ser dotados de maior celeridade. No entanto, a celeridade parece ser algo que não prolifera na autarquia lisboeta. Segundo o Público, Lisboa tem 4600 edifícios devolutos, metade dos quais a aguardar licenciamento para reconstrução.

Ou seja, a autarquia e suas burocracias têm fortes responsabilidades no cenário actual. Esperemos que o incêndio que ontem deflagrou impulsione algumas mudanças neste sentido. Curisosamente, o Simplis é lançado hoje. Há coincidências que deviam ser aproveitadas...

Sem comentários: