sexta-feira, 4 de julho de 2008

Entre a Forma e o Conteúdo

Na sequência da entrevista feita a Judite Sousa, Sócrates conseguiu que o seu pacote de medidas fiscais para as classes mais necessitadas fizesse manchetes na imprensa do dia seguinte. Dois dias depois, o Público fez contas e concluiu que a montanha ameaça parir um rato

Na entrevista, Sócrates não quis avançar com pormenores. Não avançou com a abrangência das medidas, seus impactos efectivos e seus custos. Limitou-se a anunciar vagamente o que pretendia fazer com vista a demonstrar a sua sensibilidade social. Prometeu pormenores para o debate do Estado da Nação do próximo dia 10.

No entanto, nas contas hoje feitas pelo Público, o aumento das deduções fiscais para a habitação não terá resultados significativos, uma vez que, em média, as famílias com rendimentos mais baixos não pagam IRS. Por outro lado, relativamente ao IMI, as famílias mais carenciadas já possuem isenção. As famílias não tão carenciadas poderão sofrer reduções marginais… (ver o artigo do Público para maior detalhe).

Depois de uma entrevista que, em termos de forma, foi positiva (Sócrates é um mestre das entrevistas), o conteúdo da mesma começa a criar problemas. Esta coisa da política não se limitar à forma e ter de possuir algum conteúdo é uma chatice…

2 comentários:

Tiago Moreira Ramalho disse...

é bem verdade. o sr. PM é um ás com as câmaras e consegue transformar coisas de nada em medidas faraónicas. no entanto, não concordo de todo com o Público. é verdade que o IMI não dá em nada... mas o IRS, é outra história.

Se quiseres ler, activista, está aqui:

http://oafilhado.blogspot.com/2008/07/um-bocadinho-de-demagogia-para-mesa-3.html

Anónimo disse...

mas o publico ai esta ´para tramar o governo por causa daqueles negócios q o belmiro queria e não obteve
joão costa