domingo, 20 de julho de 2008

Progressismo com Telhados de Vidro

Aproveitando o vanguardismo da JS, Alberto Martins afirmou na sexta-feira que o casamento homossexual será um tema a abordar na próxima legislatura. Sócrates, por seu turno, aproveitou também para criticar o conservadorismo de Ferreira Leite sobre o casamento com fins procriadores. No entanto, nestes domínios, o PS critica o PSD possuindo telhados de vidro.

Fica sempre bem aos líderes socialistas irem ao congresso dos seus jovens darem provas de progressismo. É da praxe. Mas esta critica ao PSD encerra profundas contradições. Se o PS é assim tão progressista, se o PS apoia implicitamente que os seus jovens defendam o casamento homossexual, porque é que não inclui este tema na sua agenda durante esta legislatura? Como tenho sublinhado repetidamente nos últimos posts, porquê esperar para a próxima legislatura quando os socialistas possuem maioria absoluta na legislatura em curso?

Ah pois é… Não é um tema consensual no seio do próprio partido. Tenho a certeza inclusive que muitos dos seus dirigentes defendem ipsis verbis o que Ferreira Leite defendeu (veja-se, a título de exemplo, o caso dos Católicos Socialistas). Mas Sócrates sabe que a melhor defesa é o ataque. Atira pedras aos telhados do PSD contando que este não perceba que os do PS também são de vidro…

1 comentário:

Tiago Moreira Ramalho disse...

JRV, linkei este texto n' O Afilhado. Espero que não se importe.