terça-feira, 1 de julho de 2008

Terça-Feira Negra na Bolsa de Lisboa

A Bolsa de Lisboa terminou o dia recuando 4,69 %, uma dos piores quedas do ano. As quebras são avultadas e, durante a tarde, foi patente o nervosismo com que foi encarada sessão do dia que agora terminou.

Alguns títulos terminaram o dia com resultados deveras negativos: Teixeira Duarte (-16.7%), Mota-Engil (- 9,5), Sonae SGPS (-11,7 %), a Zon Multimédia (-9,7 %). Os maus resultados nas bolsas europeias fizeram-se reflectir de forma acentuada por cá. Se a isto juntarmos a notícia de ontem de que a Bolsa de Lisboa fechou o semestre com quebras na ordem dos 30 %, percebemos que estamos perante um cenário nada animador.

Como é natural, no meio das incertezas, dos nervosismos, das hesitações e do pessimismo dos investidores (e especuladores), mais uma vez constatamos a fragilidade do “modelo de casino” em que assentam os mercados bolsistas…

3 comentários:

Planetas - Bruno disse...

Ainda estou para saber qual é a riqueza que se cria nas Bolsas de Valores...

Planetas - Bruno disse...

Gosto do título...mas tb gostava de saber se o júbilo dos dias bons da BVL já foi alguma vez sentido pela generalidade da população...

Anónimo disse...

Acho que passa muito pela especulação da bolsa (algo desligado da realidade) a causa para as várias desgraças de hoje em dia: petróleo, cereais, etc.