quarta-feira, 23 de julho de 2008

O Universalismo Americano

Obama encontra-se no Médio Oriente. É mais do que conhecido o “universalismo” americano. Mas, mesmo assim, não deixa de ser interessante verificar que a campanha para a presidência se desenvolve em todo o mundo.

Obama foi hoje recebido pela Autoridade Palestiniana, mas também pelo presidente israelita. Promete, caso seja eleito, ser um actor importante nas negociações e fazer avançar o processo de paz. Esta viagem surge na sequência de um périplo que incluiu também o Afeganistão, o Iraque e que passará ainda por Berlim (amanhã), prometendo transformar-se num verdadeiro espectáculo para os fans europeus.

O estatuto de super-potência detido pelos americanos, assim como todo o mediatismo em torno da campanha em curso, acabam por tornar este périplo de Obama como algo relativamente normal à vista desarmada. No entanto, se pensarmos que se trata de uma viagem no âmbito de uma campanha eleitoral (que, em última análise, apenas aos americanos diz respeito), constatamos que o “universalismo” americano não pára de nos surpreender…

Alguém consegue imaginar os candidatos de qualquer outro país do mundo a fazerem campanha muito para além das suas fronteiras? Only America

1 comentário:

Blondewithaphd disse...

(Very) Stupid question: e acaso o resto do mundo vai votar pelos americanos?!