segunda-feira, 28 de julho de 2008

Jogos Olímpicos e Outros Jogos

A menos de 2 semanas da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, a contestação parece ter diminuído. A euforia desportiva que antecede a abertura dos Jogos justifica tal facto. Mas é lamentável que assim seja.

O aproveitamento dos Jogos Olímpicos para denunciar os abusos do regime chinês é também uma forma de impulsionar a abertura democrática na China. Eis então duas citações de dois artigos distintos do Público que nos ajudam a recordar outros jogos praticados pelo regime chinês.

…desde Abril de 2007 mais de 18 mil blogues e sites foram encerrados devido à aproximação dos Jogos Olímpicos - por serem críticos do maior acontecimento internacional organizado pela China, ou terem algum tipo de conteúdo mais subversivo, ou por veicularem demasiada informação, como aconteceu com a Wikipédia…” (Público, 27/08/2008)

Mais do que um Estado de direito, há um estado cheio de leis. Mas não só a maioria não tem acesso a advogados e há apenas entre 100 mil e 130 mil advogados para uma população de 1300 milhões, como o acesso destes aos tribunais é muito condicionado.” (Público, 27/08/2008)

4 comentários:

joshua disse...

A China está a vencer a batalha económica contra (ou apesar de) os EUA: nem sequer o antigo estado fortaleza do Dollar, agora um destroço, acresce argumentos de persuasão para impulsionar qualquer abertura na China Dual.

Talvez um dia vejamos blogues encerrados por cá segundo o paradigma chinês que está a seduzir imenso certa inteligentia nacional, entre a qual se destaca Mª. Lurdes Rodrigues, a maior sinopraxologista que Portugal alguma vez já viu, excluindo Durão Barroso.

PALAVROSSAVRVS REX

jrd disse...

A contestação parece ter diminuido porque o aumento que tinha sofrido era artificial, hipócrita e oportunista.
O Aspecto desportivo não passou de um "jogo" aplicado a ambas as situações.

Tiago Moreira Ramalho disse...

Só um reparo activista, os jornais nao podem ser de agosto de 2008. Concordo plenamente contigo, é lamentável que tanta manifestação não tenha dado em nada e os governos por esse mundo fora tenham, mais uma vez, fechado os olhos ao que lá se passa...

silvestre disse...

Parece-me altamente contraditório que uma cerimónia como os jogos olímpicos seja realizada na China. Percebo a intenção da China, não percebo (ou gostaria de não perceber) a conivência da comunidade internacional com o facto. Será que apenas o dinheiro faz o mundo andar à roda?