quarta-feira, 30 de julho de 2008

É uma chatice…

Em menos de dois dias, surgiram novidades sobre o respeito dos Direitos Humanos na China. O Comité Olímpico Internacional diz que vai ficar atento… Podemos presumir que não esteve até agora, correcto?

A Amnistia Internacional divulgou ontem um relatório que confirma que a China não respeitou o compromisso de cumprimento dos direitos humanos. Por seu turno, a organização dos Jogos confirmou hoje que a Internet para os jornalistas estrangeiros será censurada. Como se não bastasse, hoje soube-se que um professor foi condenado a trabalhos forçados por ter divulgado fotografias “não autorizadas” sobre o sismo de Sichuan.

Comentários para quê? A China endureceu a sua política de censura com o aproximar dos Jogos. Começa aliás a fazê-lo às claras, de forma totalmente descarada. Proclamações como “vamos ficar atentos” podem ser traduzidas por: “É uma chatice, mas agora já não há nada a fazer…

1 comentário:

Anónimo disse...

A questão aqui prende-se com a pergunta: "Porque raio os jogos olimpicos de 2008 serão realizados na China!?"
Não compreendo como é que o Mundo pode oferecer tanta "liberdade" a um país de regime ditaturial! :S
Como agir? Deveria ter sido lá atrás. Deveria começar nas empresas e organizações que teimam em cooperar com a China... eu daqui só posso mesmo mandar os serviços do Yahoo à fava!
Um bem haja! Gostei do blog! ;)