
São mais do que conhecidos os problemas de guetização que ocorrem em diversos bairros sociais de Lisboa. Grandes prédios são construídos, populações muitas vezes problemáticas são lá alojadas. Deduz-se que, com o fim das barracas, os problemas ficam resolvidos… No entanto, para espanto de alguns, os problemas insistem em não desaparecer. Acabam por ficar apenas camuflados pelo betão que se ergueu à sua volta.
Com os acontecimentos agora ocorridos, os clamores de maior policiamento proliferam. Como se o policiamento conseguisse resolver problemas estruturais… Esperemos que os incidentes da Quinta da Fonte consigam relembrar que é preciso muito mais do que betão para se promover a integração social.
7 comentários:
Concordo que a solução não se esgote no realojamento, no entanto, importa não minimizar os seguintes aspectos:
- uma habitação digna a custo, praticamente zero;
- instalação de equipamento social nas zonas de realojamento;
- atribuição de subsídios vários:
- Educação e Saúde Grátis.
Certamente que não é pouco, ainda que faltem outras medidas.
O que não se pode é continuar sempre a encontrar culpados em todas partes menos em quem é individualmente responsável pela posse de Armas, Droga etc...
o Estado deve dar mas deve exigir em troca!!!
A Sociedade tem o dever solidária, mas também tem, igualmente, de ser estupidamente tolerante...
Convido ambos a lerem o que escrevi sobre o assunto em:
http://porquemedizem.blogspot.com/2008/07/tiros-polticos-e-verdades-que-ningum.html#links
"Planetas - Bruno",
Os aspectos que enumerou deviam ser implementados pelo Estado, é isso? "Atribuição de subsídios vários"??? Receio que não percebi bem o seu comentário.
JRV,
Eu também não tenho dúvida que policiamento extra não resolve o assunto, em geral, em abstracto, mas pode dissuadir muito e no caso em apreço é a +unica forma de lidar.
Que solução, então? Aquando do realojamento, separar tendo por base etnias? Unir, tal como foi feito, e esperar que de dêem bem? Melhor Educação. Claro, pois o racismo só existe por falha na Educação. Mas com o facilitismo instalado que se vê nas provas nacionais não se vai lá. Ou seja, eu não tenho a solução, aliás, é um problema que está em todas as grandes cidades europeias, de forma mais ou menos grave e ninguém tem a solução pefeita. Talvez nem haja solução.
Agora é preciso encarar que neste episódio há outros temas que devem ser incluídos na discussão, entre eles imigração.
Nota 1: estou com o Rui gamboa em relação ao primeiro comentário. De facto não se entende o qeu se quer dizer...
Nota 2: como já vi acontecer isto no sitio onde vivia em menor escala, declaro desde já que a culpa é respectivamente dos ciganos e do PS quando está no poder.
Nada disto é novo, acontece há muitos anos, e as "pseudo soluções" que o PS apresenta são apenas no sentido de criar mais problemas destes.
A questão é muito simples: existe uma minoria que insiste em viver fora da lei e em não querer integrar-se, e usa esse desejo de viver fora do sistema para chantagear e exigir benefícios e privilégios pagos pelos cidadãos normais -uma forma de extorsão que o Estado legitima.
Mais quando o PS está no poder.
O discurso da integração, das casas etc, é um discurso falso.
Pessoas que apenas aceitam mandar filhos à escola desde que sejam pagos por isso pelo estado/autarquias não merecem qualquer consideração ou respeito.
----
Quanto a uma parte do comentário do Rui Gamboa, desculpe lá, mas é hilariante.
Essa do "racismo" é a maior treta que se pode dizer acerca deste assunto.Nada disto tem a ver com racismo, pelo menos directamente.
O que está aqui em cima da mesa é crime puro e duro, e a falta de aplicação de penas sobre pessoas que cometem crime.
As pessoa andam aos tiros na rua e como compensação por isso são realojadas?!?!?!
Ora batatas...
Nota 3: quem quiser perceber lê um um post no meu blog chamado Tiroteio em loures e percebe.
Rui Gamboa de dissidentex disse...
Apenas enumerei aspectos que são hoje uma realidade, e que não devem ser minimizados por quem quer continuar a responsabilizar todos menos os verdadeiros responsáveis pelos seus actos criminosos.
Estes gajos são autênticos parasitas da sociedade e a lei devia aplicar-se-lhes como a todos os outros que estão no país...
Enviar um comentário