segunda-feira, 21 de julho de 2008

A Cereja em cima do Zero

O encerramento do caso Maddie terminou com o pior dos finais: arquivado sem que a investigação tenha sequer concluído se se tratou de rapto ou de um homicídio. Ou seja, trocado por miúdos: ZERO.

Mas estas últimas semanas conseguiram ser a cereja em cima do zero. A 1 de Julho, a PJ comunicou que dava o caso como arquivado. Mas Pinto Monteiro logo tratou de acalmar os ânimos: “Calma lá que ainda falta passar pela Procuradoria-Geral da República.” Na passada quarta-feira, o Procurador tratou de lançar algum suspense: na segunda-feira, às 16h, seria anunciado o resultado do processo. A comunicação social entreteu-se desde então com o suspense criado.

Chegados à esperada segunda-feira… Bem… Novidades novidades só no Continente. 14 meses depois, as redacções começam a despedir-se de um caso que tanta audiência garantiu. Deixará saudades nos Moita Flores de todo o país. No meio de tudo isto, lá se foi o mito urbano de que a PJ era uma das melhores polícias de investigação do mundo… Quanto à justiça portuguesa em geral, conseguiu arrecadar mais uma medalha. Adivinhem qual?

PS: Desculpem o tom algo trocista com que escrevi este post. Citando o We Have Kaos in the Garden: "Se há quem chore de alegria porque não haveremos de rir de tristeza"

4 comentários:

Dinis disse...

“Calma lá que ainda falta passar pela Procuradoria-Geral da República"

Vem, no post, em aspas: O PGR disse alguma vez tal coisa?

João Ricardo Vasconcelos disse...

Bolonhado, de facto não disse. Como diz o Inimigo Público, "não aconteceu, mas podia ter acontecido."

Anónimo disse...

Ou seja, a única conclusão a tirar é que por causa da menina muitos ganharam bom dinheiro: os pais, a comunicação social, até o investigador escreveu um livro.

Anónimo disse...

A frese do "We have kaos in the garden" é muito boa.